Espécies nativas são inseridas no rio São Francisco na Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo

10/01/2012 06:05

A- A+

Redação com Codevasf

compartilhar:

O rio São Francisco recebeu, no último domingo (8), aproximadamente 1 milhão de alevinos de espécies nativas como parte da programação da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. Todos os anos, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, a 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza o peixamento nas águas do “Velho Chico”, integrando ações de repovoamento dentro do Programa de Revitalização da bacia hidrográfica.

AssessoriaSegundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson, foram inseridos no “Velho Chico” alevinos das espécies xira, piau, matrinxã e piaba. “O repovoamento do rio São Francisco com espécies nativas na festa de Bom Jesus é uma tradição e um compromisso da Codevasf com a revitalização da bacia hidrográfica. É também uma ação de educação ambiental que aproxima a população do processo de revitalização do rio. Com esse peixamento, o rio São Francisco começa 2012 com mais vida, mais alimento para a população e a possibilidade de geração de renda para milhares de famílias ribeirinhas”, comemorou.

O peixamento contou com a participação da população da região e de visitantes que estavam em Penedo para participar das festividades de Bom Jesus dos Navegantes. É o caso de Maria Aparecida Ventura, que veio de Arapiraca para participar das festa religiosa e ficou curiosa para conhecer como aconteceria o peixamento. “Nunca tinha participado desta iniciativa, mas a Codevasf está de parabéns pelo trabalho. O rio e os pescadores devem estar bastante agradecidos”, afirmou.

Assessoria

O peixamento contou ainda com a participação do prefeito de Penedo, Israel Saldanha, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Penedo, Luiz Carlos Galindo e de técnicos da Codevasf.
 

Primeira Edição © 2011