Bolsas da Ásia sobem, mas com cautela por Europa

10/01/2012 06:01

A- A+

Reuters

compartilhar:

As bolsas de valores asiáticas fecharam com ganhos sólidos nesta terça-feira, mas preocupações sobre a zona do euro antes de importantes leilões de dívida ofuscaram parte do otimismo sobre as perspectivas econômicas em outras regiões, mantendo os investidores cautelosos sobre assumir posições mais arriscadas.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,71 por cento, puxado pelo setor de recursos naturais depois que a Alcoa, maior produtora de alumínio dos Estados Unidos, deu uma perspectiva positiva para a demanda mundial.

A Alcoa ajudou a impulsionar as ações da Austrália, que fecharam com valorização de 1,14 por cento, e o índice de Tóquio, que encerrou em alta de 0,38 por cento.

Dados mostraram que as exportações e as importações da China cresceram no menor ritmo em mais de dois anos em dezembro, com redução na demanda estrangeira e doméstica.

E, com os problemas da Europa ofuscando os dados positivos dos Estados Unidos, os profissionais do mercado buscavam sinais de como a crise da zona do euro pode afetar o crescimento na Ásia.

Mesmo assim, as ações chinesas subiram neste pregão por esperanças de uma política monetária mais expansionista. O mercado avançou 0,73 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan ganhou 1,21 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai disparou 2,69 por cento, também por causa de uma recuperação técnica.

O índice de Seul subiu 1,46 por cento e Cingapura avançou 1,06 por cento.

Primeira Edição © 2011