Temor com Europa ofusca dados dos EUA e bolsas da Ásia caem

09/01/2012 06:11

A- A+

Reuters

compartilhar:

A maioria das bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, com temores renovados sobre os desdobramentos da crise de dívida europeia ofuscando sinais de vigor na economia dos Estados Unidos.

Dados mostraram na sexta-feira que, embora a geração de emprego nos EUA tenha acelerado no mês passado, as vendas no varejo da zona do euro diminuíram e a confiança econômica azedou no fim de 2011, apontando recessão no bloco monetário.

"Se não tivéssemos a Europa, esse mercado estaria avançando por conta dos números dos EUA", disse Jamie Elgar, operador da corretora Burrell & Co, em Brisbane.

Preocupações sobre a Europa se intensificaram com o rebaixamento da Hungria para grau especulativo na sexta-feira. O país é membro da União Europeia, mas não da zona do euro.

Também, a revista alemã Der Spiegel publicou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) está perdendo confiança na capacidade da Grécia ajustar suas finanças públicas.

Com as notícias negativas, o euro caiu abaixo de 1,2670 dólar, o menor valor em 16 meses, e para 97,47 ienes, a mínima em 11 anos.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha leve alta de 0,2 por cento. Os mercados de Tóquio estavam fechados por causa de um feriado.

As ações da China destoaram da tendência geral, com o índice referencial de Xangai avançando 2,89 por cento depois que o premiê Wen Jiabao disse que Pequim irá melhorar a regulação do mercado e proteger os direitos dos investidores.

O mercado subiu 1,47 por cento em Hong Kong, enquanto a bolsa de Taiwan recuou 0,39 por cento.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,90 por cento. Cingapura retrocedeu também 0,90 por cento e Sydney fechou com leve desvalorização de 0,07 por cento.

Primeira Edição © 2011