Padre Antônio Maria participa de encerramento das festividades ao padroeiro Bom Jesus dos Navegantes em Coruripe

Procissão reuniu mais de 5 mil devotos e turistas, no Pontal do Coruripe

09/01/2012 11:41

A- A+

Ascom - Coruripe

compartilhar:

A única procissão marítima de Alagoas reuniu devotos e pescadores na procissão Bom Jesus dos Navegantes, no Pontal do Coruripe, com a presença do Pe. Antônio Maria que cantou músicas do seu novo CD. Nesta sexta-feira (6) várias embarcações cedidas como forma de homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, seguiram até as proximidades da vizinha praia de Barreiras, retornando ao ponto de partida, onde a imagem do padroeiro desembarcou e seguiu pela multidão pelas principais ruas do povoado.

Após a procissão o Pe. Antônio Maria cantou para multidão. O prefeito Marx Beltrão e o deputado estadual, João Beltrão, acompanharam o cortejo. “Precisamos manter viva essa tradição, a Prefeitura todos os anos participa do momento de fé que mobiliza pescadores e turista da região”, disse o prefeito.

À noite aconteceu show popular de encerramento das festividades com as bandas Badalada e Advogados do Forró. O evento contou com apoio da Prefeitura de Coruripe e da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos.

Tradição
Segundo o historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar.

Após o fato causado por obra da natureza, iniciou-se a veneração ao padroeiro e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem solução. 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011