Mancini descarta comparações entre Adriano e Balotelli

Treinador da dupla no Inter de Milão, comandante do City tenta desvincular a imagem de seu atacante da do Imperador: ‘Totalmente distintos’

09/01/2012 05:37

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Nos últimos tempos, Mário Balotelli e Adriano são quase que como figuras gêmeas no mundo do futebol. A diferença é que o italiano do Manchester City ainda consegue se manter nos holofotes também pelo que faz em campo, enquanto o atacante do Corinthians pouco tem atuado. Fora das quatro linhas, porém, o comportamento e a presença frequente no noticiário em casos polêmicos tornam inevitável a comparação, certo? Não para Roberto Mancini.

Técnico do City e acostumado a conviver de perto com a dupla, da qual foi comandante no Inter de Milão, o italiano refuta comparações mesmo diante das evidências. Depois da derrota por 3 a 2 para o Manchester United, neste domingo, no Etihad Stadium, pela Copa da Inglaterra, ele foi questionado sobre a vida turbulenta do Imperador e do Super Mário fora dos gramados e se mostrou surpreso com a repercussão das estripulias do camisa 45 em um país tão distante.

- Também no Brasil? – espantou-se o treinador, acostumado a responder a perguntas sobre Balotelli em todas as entrevistas coletivas.

- Não, não, não... Eles são bem diferentes. Jogadores diferentes, homens diferentes. Eu trabalhei com o Adriano, estou trabalhando com Mário e sei bem que são totalmente distintos – completou.

A verdade é que Roberto Mancini aos poucos, mesmo que indiretamente, tenta melhorar o comportamento de seu atacante. Recentemente, por exemplo, o aconselhou a parar de fumar e disse que a mudança de alguns hábitos pode elevá-lo ao nível dos melhores do mundo.

Desassociar Balotelli de Adriano também parece ter se tornado uma preocupação. 

Questionado se o declínio da carreira do Imperador por conta de sua vida social era exemplo do que não deve ser seguido por seu comandado, ele falou:

- Mario tem apenas 20 anos (21 na verdade). Acho que ele pode mudar mesmo sem esse tipo de exemplo.

Correspondente da rádio italiana Maná no Reino Unido, o jornalista Federico Farcomeni discorda do treinador. Para ele, Adriano tem, sim, mostrado a Balotelli o que pode acontecer no futuro.

- Adriano tem dado lição para ele de como a carreira pode ir ladeira abaixo se não entender o quanto é sortudo. Ele tem apenas 21 anos e tem o mundo aos seus pés. Depende apenas dele. No começo da temporada, ele já passou por problemas disciplinares por perder alguns treinos, por não se dedicar como devia. Às vezes, ele parece o mais forte do mundo e outras é como se não se importasse com nada. Precisa ser mais consistente.

Farcomeni busca ainda uma explicação para as oscilações de comportamento de Adriano, algo que diz não compreender em Balotelli.

- Adriano teve problemas particulares, como a morte do pai. O Balotelli não teve de nada disso, vem de um tipo diferente de família. Acho que está perdido. Em alguns momentos, se mostra carente e precisa atrair as atenções de todos.

Com um problema no tornozelo, Mário Balotelli não participou da derrota do Manchester City para o Manchester United.

Primeira Edição © 2011