Governo Federal reforça medidas contra as enchentes; Alagoas entra no planejamento

Para a região Nordeste, que sofre com as chuvas de inverno, Dilma determinou a aquisição emergencial de quatro radares meteorológicos

09/01/2012 16:04

A- A+

Redação com divulgação

compartilhar:

Nesta segunda-feira (9), em reunião com ministros, secretários e diretores de órgãos do Governo Federal, a presidenta Dilma Rousseff determinou que ações de apoio aos estados e municípios atingidos pelas chuvas sejam reforçadas. Desde os primeiros dias deste ano, município de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo sofrem com o grande nível de chuva, o que levou diversos municípios a decretarem estado de emergência.

Além do reforço nas ações de prevenção, durante a reunião desta segunda foram avaliados a eficácia dos programas elaborados no ano de 2011. Dentre os sistemas avaliados positivamente por Dilma estão o planejamento dos sistemas de alerta e a integração com governadores, prefeitos e dirigentes das instituições não federais. “Acho que nós encontramos o caminho”, revelou a presidenta ao comentar o trabalho em conjunto com os ministérios e órgãos do governo que intensificaram, desde o final do ano passado com a incidência das chuvas, a elaboração de planos contra desastres naturais.

Também foram dados alertas para as cidades atingidas pelas chuvas, que segundo dados meteorológicos, deverão ser intensas nos próximos três dias. Como são áreas que já estão com terreno encharcado devido às constantes chuvas das últimas semanas, devem receber atenção máxima das estruturas de Defesa Civil. A presidenta Dilma determinou que serviços corriqueiros sejam reduzidos temporariamente em alguns órgãos federais para que geólogos possam ser liberados para ajudar as equipes nos Estados.

Dentre as determinações feitas através da reunião, estão ações de reforço para que a Secretaria Nacional de Defesa Civil para que aconselhe as defesas estaduais a retirar as populações de áreas que atinjam o nível de alerta de risco Alto. Até então, essa medida era adotada para o risco Muito Alto; a criação de uma Força Nacional de Apoio Técnico, composta por cerca de 35 geólogos e 15 hidrólogos de órgãos públicos, que deverão se incorporar ao esforço emergencial. As equipes serão compostas especialmente por geólogos vinculados ao Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Meio Ambiente, principalmente da Agência Nacional de Águas (ANA); a atuação dos Centros de Monitoramento e Operações mantidos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tiveram sua atuação estendida até março do corrente ano.

Como plano de prevenção para o inverno, que na região Nordeste apresenta grandes níveis de chuva, a equipe do Governo Federal determinou a aquisição emergencial de quatro radares meteorológicos, em processo internacional de compra para pronta-entrega, a serem instalados na Bahia (Salvador), Alagoas, Grande Vitória e Vale do Paraíba. A expectativa é de que em dois meses os radares estejam no Brasil.

Recursos

Além dos reforços estruturais, Dilma determinou a antecipação do pagamento, nas regiões afetadas, dos benefícios do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e estudos para a liberação, caso a caso, de saques do FGTS para reconstrução de residências; e o atendimento das solicitações de apoio com os R$ 444 milhões que o governo federal colocou à disposição dos ministérios para atender às situações de emergência nos Estados.
 

Primeira Edição © 2011