Especialista orienta sobre os cuidados para evitar micoses

Pano branco, frieiras e outras doenças de pele são típicas durante o verão

09/01/2012 13:20

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Como o verão é a estação mais quente do ano, as pessoas transpiram muito e têm mais contato com a água. Isso faz com que a pele fique úmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento das micoses, principalmente em crianças. Segundo a técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) e dermatologista Tânia Maria Ferreira, as micoses são doenças causadas por fungos e que podem ser adquiridas na praia ou nas piscinas. Em contato com a pele úmida, os fungos se desenvolvem rapidamente.

De acordo com a especialista, todo o corpo pode ser afetado pelas micoses. No verão, é mais comum o acometimento das virilhas, pés e unhas. “A doença inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha. Provoca escamação contínua da pele e coceira. O stress e o sol podem facilitar a sua manifestação”, explica a médica.

Segundo Tânia Maria, a automedicação não é aconselhada já que as micoses podem ser confundidas com outras doenças. A dermatologista orienta que é importante sempre lavar as mãos, visto que parasitas costumam se instalar em sujeiras acumuladas sob as unhas. Outra dica é manter o corpo bem sequinho.

“Ao se enxugar após o banho, é importante secar bem as áreas quentes do corpo, como axilas, região da virilha e interglúteos. Deve-se tomar cuidado para não deixar umidade retida também nas partes que têm a ventilação prejudicada, como embaixo das mamas, entre os dedos das mãos e dos pés e também nas dobrinhas”, esclareceu a dermatologista.

Ainda de acordo com Tânia Maria Ferreira, existem várias formas de manifestação das micoses cutâneas superficiais, dependendo do local afetado e também do tipo de fungo causador da micose. Hábitos higiênicos são importantes para a prevenção e o tratamento deve ser individualizado para cada paciente, levando em consideração o tipo e a localização da micose, devendo ser orientado pelo dermatologista.

Conheça as doenças de verão:

Pano branco

Nome popular dado à Pitiríase Versicolor, doença que deixa manchas brancas no rosto, no peito e nas costas. É um tipo de fungo que vive no cabelo e se espalha pelo corpo após muita exposição ao sol. Prevenção: O uso de produtos que controlam a oleosidade capilar pode ajudar. Tratamento: Antimicóticos. Mas o tom da pele só volta ao normal após semanas ou meses do contágio.

Frieira

Provocada por um fungo, faz a pele entre os vãos dos dedos dos pés racharem, causando ardência, dor e coceira. Prevenção: Seque bem a região após o banho e evite usar sapatos muito fechados. Tratamento: mesmo quando os sintomas desaparecem, o fungo costuma continuar no local. Por isso, em muitos casos, deve-se usar cremes ou pomadas específicas para esse problema por um longo tempo.

Micose de virilha

Fungos que se proliferam por causa do uso de maiôs úmidos durante muito tempo. Podem surgir manchas vermelhas, que coçam. Prevenção: Não fique com o biquíni molhado após o banho de mar ou piscina. Tome uma chuveirada, seque-se bem e use sempre calcinha de algodão. Tratamento: normalmente, o médico indica uma pomada tópica. Casos mais graves, porém, exigem medicação oral.

Bicho geográfico

Larvas presentes em fezes deixadas por cachorros na praia, que penetram na pele dos banhistas. Em geral, na sola dos pés. Elas deixam riscos parecidos com um mapa (daí o nome) e coçam. Prevenção: Não sente diretamente na areia (forre sempre com toalha ou canga) e evite andar descalça. Tratamento: O dermatologista pode indicar a aplicação de pomada ou de tratamento oral. 

Primeira Edição © 2011