Diretores e diretores-adjuntos da rede municipal de Viçosa serão empossados nesta terça

09/01/2012 14:34

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Educação, empossa nesta terça-feira (10), os diretores-gerais e diretores-adjuntos das escolas da rede municipal de ensino, eleitos em novembro de 2011, através do processo de gestão democrática. A cerimônia está marcada para as 9 horas, no Centro de Formação Cônego Pimentel. Na ocasião serão repassados os títulos de diretores das nove escolas que realizaram eleição direta.

A gestão democrática é uma iniciativa da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Educação, para que, a partir da eleição direta, a comunidade escolar tenha mais autonomia em suas decisões e contribua para que as mudanças aconteçam, dividindo com o poder público a responsabilidades para a garantia da melhoria da qualidade do ensino público municipal.

O processo de fortalecimento da gestão escolar compartilhada teve início em 2010, com a eleição dos conselheiros escolares e, em 25 de novembro de 2011, foi consolidada a com a primeira eleição de diretores-gerais e diretores-adjuntos da rede municipal, que mobilizou toda a comunidade escolar, nos segmentos pais, alunos, funcionários e professores, que participou ativamente do processo, consolidando a gestão democrática no município.

A forma de direção escolar no município, até então, se dava por indicação do poder público. Agora, a própria comunidade escolhe o melhor gestor de sua escola. Atualmente, Viçosa possui 21 escolas da rede municipal de ensino, com 349 professores, 229 funcionários e 5.877 alunos. As eleições realizadas em 10 escolas elegeram 09 diretores-gerais e 4 diretores-adjuntos. A Escola Municipal Santa Luzia não obteve quórum na eleição e a escolha do diretor-geral foi feita pelo processo de indicação da Secretaria Municipal de Educação, conforme prevê a lei nº 825/2011.

A secretária de Educação de São Miguel dos Campos, Maria do Amparo de Carvalho, parabenizou a Prefeitura de Viçosa pela iniciativa de consolidação do processo de gestão democrática. “Parabenizo pela iniciativa de promover a gestão democrática em seu município, compreendendo a eleição de diretores como uma das ações para a participação social e tomada de decisões em prol de uma educação de qualidade socialmente referenciada e tendo como horizonte a universalização do ensino para toda a população de Viçosa”.

A cerimônia de posse contará com a presença dos idealizadores do processo de gestão democrática, prefeito Flaubert Filho e a secretária de Educação, Ana Paula Calazans; além de todo o secretariado municipal; do vice-prefeito Manoel dos Passos Vilela; do presidente da Câmara dos Vereadores de Viçosa, Reinaldo Pedrosa; da coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Ensino (4ª CRE), Luciene Silva; do representante do Conselho Municipal de Educação, professor Joaquim Lira; do representando a Comissão Articuladora do Processo de Gestão Democrática de Viçosa, Efigênio Hortêncio; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Núcleo Regional de Viçosa, professor José Francisco; e da superintendente de Gestão de Rede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Izabel Cristina de Sena, representando o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares da Costa. 

Primeira Edição © 2011