Congressista participa de vigília um ano após ser baleada

09/01/2012 06:07

A- A+

EFE

compartilhar:

A congressista Gabrielle Giffords participou neste domingo em uma vigília na Universidade de Tucson (Texas) com parentes e vítimas do tiroteio em que a própria legisladora ficou gravemente ferida há um ano.

Centenas de pessoas se reuniram na sede da Universidade de Tucson à qual foi acompanhada de seu marido, o astronauta retirado Mark Kelly, para concluir uma série de atos durante o dia todo e que começaram com o som dos sinos às 10h11, hora na qual aconteceu o fato.

Entre os presentes destacou a presença do médico Peter Rhee, o chefe da divisão de trauma, terapia intensiva e cirurgia, que fez parte da equipe que tratou Gabrielle e outros feridos.

Também esteve presente Daniel Hernández, o jovem hispânico que ofereceu os primeiros socorros a Gabrielle.

Os familiares de algumas das vítimas, entre lágrimas, lembraram seus entes queridos e tomaram a palavra para compartilhar alguns momentos com o público, como uma das amigas de Christina Taylor Green, a menina de 9 anos que morreu no tiroteio, segundo publica a imprensa local.

Gabrielle retornou a Tucson na sexta-feira com seu marido e apareceu por surpresa no sábado em um ato em honra a Gabe Zimmerman um dos assessores da congressista, que foi assassinado naquele dia.

Posteriormente visitou o supermercado no qual aconteceu o tiroteio, como se pode ver em uma foto enviada por Kelly através do Twitter.

A congressista participava de um encontro informal com cidadãos às portas de um supermercado quando um jovem armado, que posteriormente foi identificado como Jared Loughner, disparou contra Gabrielle e um grupo de pessoas que participavam do evento.

Gabrielle recebeu um tiro que lhe atravessou o hemisfério esquerdo do cérebro - que abriga a parte motriz e a fala - e nos primeiros momentos alguns meios de comunicação chegaram a dar a congressista como morta.

No ataque morreram seis pessoas e 13 ficaram feridas. Além de Christina Taylor Green, foram assassinados o assistente de Gabrielle Gabe Zimmerman, de 30 anos; o juiz federal John Roll, de 63 anos; Dorwan Stoddard, um ex-empregado da construção de 76 anos; Phyllis Scheneck, uma dona de casa de 79 anos; e Dorothy Morris, de 76 anos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou sua solidariedade à congressista Gabrielle em um telefonema no qual ressaltou sua coragem e determinação durante seu 'incrível' processo de recuperação, que considerou um exemplo para todos os americanos.

Após um intensa tratamento, Gabrielle, que ainda tem dificuldades para falar e para movimentar um braço, foi no final de abril à base de Cabo Canaveral para se despedir de seu marido, que comandou a última viagem da nave Endeavour.

Naquela ocasião não deu declarações, mas teve um breve encontro com o presidente, Barack Obama, que já a tinha visitado quando estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital universitário de Tucson. 

Primeira Edição © 2011