População deve ficar atenta com as “doenças de verão”

Alerta para doenças como a dengue e a febre amarela é dado pelo Ministério da Saúde

07/01/2012 12:00

A- A+

Redação

compartilhar:

Férias, descanso e relaxamento. Essas são as três palavras que estão nos ouvidos de boa parte da população neste mês de janeiro. Mas com a chegada do verão, além do cuidado com a programação da viagem, as pessoas devem ficar atentas com as doenças que costumam ser freqüentes nesta época do ano. A dengue e a febre amarela, por exemplo, se proliferam com mais facilidade nessa estação.

O Ministério da Saúde, explica que com a freqüência das chuvas, é preciso ter cuidado redobrado com qualquer recipiente que possa acumular água, pois ele pode se tornar um lugar favorável para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No último ano, foram registrados mais de um milhão de casos suspeitos de dengue em todo o país, com 63% das ocorrências registradas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Já a febre amarela pode ser transmitida em qualquer época do ano. Mas, neste período de férias, é importante se informar se a cidade de destino do viajante recomenda a vacina contra a doença, que deve ser tomada dez dias antes da viagem. A febre amarela silvestre é transmitida, normalmente, pela picada do mosquito infectado Haemagogus janthinomys e pode levar à morte. A vacina é a principal forma de prevenção e é recomendada para toda a população a partir dos nove meses de idade.

Outro ocorrência nessa época são as intoxicações alimentares. As temperaturas altas são um dos principais fatores que ocasionam a intoxicação alimentar e hídrica – causadas, respectivamente, pelo consumo de comida e água contaminadas. Os sintomas podem ser diarréia, febre, náuseas e vômitos, que podem levar à desidratação. Para evitar a ocorrência de doenças como essas, é necessário estar sempre atento à segurança, qualidade e conservação dos alimentos.
 

Primeira Edição © 2011