Secretária Nacional de Segurança Pública garante recursos para perícia alagoana

06/01/2012 15:27

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Secretária Nacional de Segurança Pública garante recursos para perícia alagoana
Regina Miki visitou Institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC) nesta sexta (6); Alagoas terá convênios e estímulos para equipar laboratórios
Aarão José

Em visita aos Institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC) nesta sexta-feira (6), a secretária nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, Regina Miki, confirmou que este será o ano de investimentos nas perícias do Brasil. Alagoas será um dos principais estados a receber convênios e estímulos para equipar laboratórios de medicina legal e criminal.

O primeiro instituto a ser visitado foi o IML Estácio de Lima. Acompanhada por uma equipe técnica de médicos legistas e peritos criminais de Brasília, a secretária foi recebida pelo Diretor Geral da Perícia Oficial, Roberto Liberato, e pelo diretor do IML, Gerson Odilon. A comitiva conheceu o funcionamento do órgão, sua estrutura, as salas de exame de corpo de delito e de necropsia e ainda ouviu os funcionários.

Para Gerson Odilon, a data será um marco na historia do IML. “O último ano foi marcado por mudanças aqui no IML. Avançamos em vários aspectos com o apoio do Governo do Estado, com a aquisição de um terreno e de verba para a construção de um novo IML. Ficamos muito felizes em receber a secretária e ouvir que ela vai apoiar ações para o órgão”, afirmou ele, que apresentou à comitiva seu livro, o primeiro exemplar de medicina legal brasileiro traduzido para a língua espanhola.

Do IML, a comitiva foi ao Instituto de Criminalística de Alagoas, onde foi recebida pela diretora, Rosana Coutinho. Regina Miki conheceu o laboratório de balística, de documentoscopia, as salas das perícias internas e externas e os alojamentos dos peritos. A equipe técnica aproveitou a presença de peritos nos laboratórios e tirou várias dúvidas sobre o funcionamento do órgão.

A diretora do IC também fez uma apresentação sobre os avanços e as expectativas para 2012. “Ganhamos 10 maletas de perícia forense, um micro comparador balístico e estamos licitando a construção do novo laboratório de toxicologia. A perícia criminal é essencial no combate à violência e não se pode pensar em segurança pública sem sua participação ativa. Ficamos felizes em receber a secretária e sua comitiva, que prometeu nos beneficiar com aquisição de equipamentos e assinatura de convênios”, explicou Rosana.

Força Tarefa
A secretária Regina Miki adiantou que vai solicitar uma força tarefa formada por peritos que foram treinados e compõem a equipe da Força Nacional para atuar em Alagoas. Esses peritos especializados em exames de balística se unirão aos peritos criminais alagoanos para acelerar perícias realizadas em armas.

A ideia é diminuir a atual demanda existente no laboratório de Alagoas, agilizando o andamento dos inquéritos criminais. Outra novidade anunciada pela secretária e pela diretora do IC, Rosana Coutinho, foi o envio de um novo micro comparador balístico para Alagoas, que permitirá a ampliação do atendimento na realização de exames desta natureza no laboratório alagoano.
 

Primeira Edição © 2011