Polícia x bandidos: quem vence?

06/01/2012 09:52

A- A+

Redação

compartilhar:

A violência existe porque inerente ao ser humano, mas também porque em sua principal fonte – a bandidagem – impera a burrice ou, como queira, a estupidez. Com freqüência, aliás. A cena é reproduzida diariamente no noticiário: “Bandidos encurralados pela Polícia decidem resistir até o fim”. O fim é a morte.
A insensatez turva a mente do marginal impedindo-o de enxergar o óbvio inescapável: na troca de tiros, não tem como derrotar a Polícia. Vencer a Polícia equivaleria a derrotar o Estado, subjugar todo o aparelho policial. E não se tem notícia de que bandidos comuns tenham, em algum recanto do mundo, derrotado a Força Pública. Morrem policiais, mas a Polícia fica, permanece.
O bandido age assim movido pela índole que o impede de enxergar a realidade. Não é uma atitude suicida, nem ‘questão de honra’. É pura estupidez. Ele não se entrega porque, naquele momento, armado e municiado, imagina que pode derrotar a Polícia e se safar. Não pode.
A Polícia é uma organização. A um chamado, chegam reforços. A bandidagem, não. Num tiroteio com policiais, não tem como se comunicar, pedir ajuda, requisitar reforço. Se raciocinasse, se tivesse um lampejo de lucidez antes ou durante o confronto, o marginal concluiria que a Polícia não tem como ser derrotada, porque isso significaria a derrocada do estado. A ruína da própria sociedade.
A fuga, quando possível, é a única saída racional e lógica para o marginal. Duelar com a Polícia é optar pelo fim trágico.

Primeira Edição © 2011