Governo realiza capacitação para líderes comunitários

Atividade começa no próximo dia 24 e será realizada em mais de 50 municípios alagoanos; líderes serão orientados sobre regularização

06/01/2012 11:18

A- A+

Ascom/Seas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) inicia no próximo dia 24, no município de Arapiraca, um ciclo de capacitação para líderes comunitários que vai percorrer Maceió e mais 50 municípios alagoanos. A capacitação de lideranças terá oficinas com temas como desenvolvimento sustentável local, papel do líder comunitário e composição de comissões provisórias de movimentos sociais.

A capacitação é resultante de um projeto da Seas que percorreu, em 2011, 98 municípios alagoanos para reconhecer as potencialidades e as demandas das comunidades. Na fase de reconhecimento, foram cadastradas Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades e associações de todo o Estado. O cadastro vai nortear as atividades das superintendências de articulação social durante a capacitação dos líderes.

De acordo com o secretário estadual de Articulação Social, Claudionor Araújo, a capacitação de lideranças comunitárias vai buscar a organização da população e a legalização de entidades. “Esta capacitação é uma das principais ações da Seas, pois capacitar líderes é desenvolver as comunidades e os municípios. É também o movimento de conscientização dos líderes acerca de seu papel transformador na comunidade”.

A atividade também vai orientar os líderes de organizações comunitárias, dos movimentos sociais e de jovens para regularização e legalização de entidades da sociedade civil organizada. As entidades serão orientadas para que passem a ter personalidade jurídica e existam legalmente, podendo efetuar contratos, convênios, parcerias, receber doações e pleitear seus direitos.

As ações são fruto de uma atividade conjunta das Superintendências da Juventude, do Movimento Comunitário e dos Movimentos Sociais da Seas.

Orientação

Nos dias 11 e 12 deste mês, a Secretaria de Articulação Social vai promover, no Hotel Enseada, um encontro de especialização dos agentes multiplicadores regionais, que irão ministrar as oficinas temáticas para a capacitação dos líderes. Além de debater os temas da capacitação, os agentes vão discutir a articulação dos conselhos municipais de movimentos sociais e a possibilidade de composição para o futuro Conselho Estadual dos Movimentos Sociais. 

Primeira Edição © 2011