Dia de Reis é comemorado com Encontro de Folguedos Natalinos

06/01/2012 16:35

A- A+

Redação

compartilhar:

Comemorado em 6 de janeiro, o Dia de Reis, é celebrado pelos fiéis da religião Católica, quase sempre visto como o encerramento da celebração do Natal. A festividade mantém-se viva nas manifestações folclóricas em muitas regiões do país e em Maceió a data terá uma programação especial.

A tradição milenar irá reunir no Museu Théo Brandão, diversos folguedos populares em uma apresentação celebrando também os 60 anos da IV semana do Folclore Nacional.

Cantorias, Fitilhos, vestimentas multicoloridas, coreografias e o som da percussão caracterizam uma festa popular de origem religiosa e raízes culturais, nosso patrimônio imaterial. “Ô minha gente dinheiro só de papé, carinho só de muié e capitá só Maceió”, assim canta o guerreiro.

O evento acontecerá às 18h, no Museu Théo Brandão, localizado na Avenida da Paz em parceria com Companhia dos Pés. A festividade conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Alagoas, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura de Viçosa-AL.

De tradição portuguesa e origem católica, o Dia do Reis, representa a viagem dos três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, guiados pela Estrela de Belém até a manjedoura ao encontro do menino Jesus. 

*Com agências

Primeira Edição © 2011