Técnicos da Sesau realizam monitoramento de cobertura vacinal no Sertão

05/01/2012 11:16

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com objetivo de garantir a imunização das crianças contra o Sarampo, Rubéola, Caxumba, a Secretaria do Estado de Saúde em parceria com os municípios da Região do Sertão irá realizar no sábado (7) o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC), dando continuidade a campanha de vacina contra Rubéola, Sarampo e Caxumba (tríplice viral) em crianças de 1 a 6 anos. A iniciativa, que foi iniciada em dezembro do ano passado em Maceió, prossegue até o dia 25 de fevereiro.

O monitoramento foi determinado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de ter conhecimento do percentual de crianças que estão sendo vacinadas contra a rubéola, sarampo e caxumba, impedindo que a doença retorne. Nesta etapa da ação, o monitoramento irá acorrer nos municípios de Água Branca, Inhapi, Canapi, Olho D’Água do Casado, Piranhas, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Maravilha, Dois Riachos, Ouro Branco e Senador Rui Palmeira.

A ação contará com a participação de 30 supervisores que atuam no Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas. A equipe será composta por um enfermeiro, um agente de saúde e um supervisor. Os profissionais estarão validando os novos cadastros das crianças que serão vacinadas pela primeira vez.

Segundo a enfermeira e técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Girlene Duarte, o monitoramento visa identificar se as crianças estão sendo vacinadas corretamente. “Iremos de porta em porta verificar o cartão de vacinação das crianças com idade de 1 a 6 anos que já foram vacinadas contra a Tríplice Viral, e as que ainda não tomaram a vacina, nós aplicaremos”, contou a enfermeira que vai acompanhar toda a ação.

A campanha de vacinação ocorreu no mês de julho, e até o final do ano passado os técnicos da Saúde percorreram diversos bairros de Maceió para identificar as crianças que ainda não tinham sido imunizadas. O MRC já foi realizado em 25 municípios alagoanos.

A tríplice viral é uma vacina que imuniza contra três doenças: Sarampo, Rubéola e Caxumba. Essa vacina é aplicada quando a criança faz um ano de idade, sendo necessário um reforço, ou seja, uma segunda dose entre os quatro e seis anos de vida. A dose administrada é de 0,5 ml pela via subcutânea, no braço. A vacina Tríplice viral é oferecida gratuitamente no sistema de saúde pública. O efeito da vacina, ou seja, a imunidade tem início duas semanas após a administração. 

Primeira Edição © 2011