Santos molda base e quer amistosos por estilo europeu

Luis Alvaro disse que só enxergou a realidade do futebol após a goleada do Barcelona

05/01/2012 05:16

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

A humilhante derrota por 4 a 0 para Barcelona no Mundial de Clubes causou uma revolução no Santos. O alvinegro vai reformular as categorias de base com a promessa de iniciar uma metodologia de jogo idêntica a do clube espanhol.

“A partida contra o Barcelona me abriu os olhos para uma realidade que não tinha conhecimento.A filosofia da base vai ser alterada, pois temos que copiar o trabalho bem sucedido do Barcelona. Não adianta montar times para ganhar o Sub-11, Sub-13, Sub-15, e sim fornecer matéria prima com as mesmas condições de jogo do profissional”, destacou o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

Na final do Mundial, o Barcelona entrou em campo com nove titulares (Valdés, Piqué, Puyol, Busquets, Xavi, Iniesta , Thiago, Fábegras e Messi ) formados nas categorias de base do clube. Nelas, todos os times são treinados com a mentalidade ofensiva e de posse de bola.

“Podem me cobrar uma reformulação da base nos moldes do Barcelona. Quero a mesma filosofia de jogo e de esporte coletivo”, avisou Luis Alvaro.

O presidente santista já quer ver o atual elenco profissional sofrendo uma mudança no estilo de jogo. Para isso, ele clama por amistosos diante de gigantes europeus.

“Estamos décadas atrasados do futebol europeu. Precisamos de contato com a realidade vivida lá. O Barcelona tem chance, pois encara os melhores sempre. Nós enfrentamos Once Caldas, Ceará, com todo respeito ao adversário, mas que praticam basicamente o mesmo futebol de 20 anos. Eles desenvolveram, e nós estagnamos”, opinou o mandatário.

A ideia da CBF para 2012 é pausar o Brasileiro de 2012 no mês de agosto para os clubes da Série A possam viajar e realizar amistosos internacionais.

“Vou começar campanha para sensibilizar presidentes dos clubes e da CBF para não olharmos apenas para o nosso umbigo. Todos precisamos mudar”, finalizou Luis Alvaro.

Primeira Edição © 2011