Coruripe: Procissão Bom Jesus dos Navegantes é nesta sexta-feira

Única procissão marítima de Alagoas vai reunir fiéis no Pontal do Coruripe

05/01/2012 12:57

A- A+

Ascom - Coruripe

compartilhar:

Nesta sexta-feira (6), devotos e turistas vão participar da procissão Bom Jesus dos Navegantes, única procissão marítima de Alagoas, no Pontal do Coruripe.

Às 16h, várias embarcações cedidas como forma de homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, seguem até as proximidades da vizinha praia de Barreiras, retornando ao ponto de partida, onde a imagem do padroeiro desembarca e é seguida pela multidão pelas principais ruas do povoado.

À noite, show popular de encerramento das festividades com as bandas Badalada e Advogados do Forró. O evento conta com apoio da Prefeitura de Coruripe e da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos.

Tradição
Segundo o historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar.

Após o fato causado por obra da natureza, iniciou-se a veneração ao padroeiro e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem solução. 

Primeira Edição © 2011