15 pessoas são presas em operação na cracolândia no centro de SP

05/01/2012 16:25

A- A+

Folha Online

compartilhar:

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) divulgou nesta quinta-feira a prisão de 15 pessoas durante operação da Polícia Militar na região da cracolândia, no centro de São Paulo.

Dos presos, 11 são foragidos da Justiça, três são suspeitos de tráfico de drogas e um é suspeito de receptação. Dois dos presos tinham cerca de 150 pedras de crack. Além das prisões, foram apreendidas duas armas de brinquedo e cinco carcaças de motocicletas.

A ação da polícia na região começou na terça-feira (3) e deve durar 30 dias. Segundo a corporação, o objetivo é desmontar o tráfico na região.

Com a operação e dispersão dos usuários de drogas, ruas do entorno são ocupadas por dependentes que dividem cachimbos a poucos metros dos carros da PM. Na avenida Rio Branco, um grupo de cerca de 30 pessoas usava a droga no meio da calçada.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, a operação na região terá três fases. A primeira é a ação que está acontecendo agora.

A segunda fase deve ter a participação de assistentes sociais e agentes de saúde, que vão encaminhar os viciados para albergues, AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e, se preciso, para a internação. A polícia diz que a estratégia é deixar usuários sem a oferta de droga, para que fiquem mais propensos a pedir ajuda e tratamento.

A terceira fase é a manutenção da situação.

CRÍTICAS

A ação da Polícia Militar ocorreu sem que um complexo voltado para usuários de crack, com equipamentos de saúde, fosse inaugurado pela prefeitura.

O novo espaço, cuja abertura está prevista para apenas daqui a 30 dias, terá um centro de convivência para 1.200 pessoas, incluindo crianças, e albergue. O complexo terá também um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e um posto de saúde.

Especialistas consideram a ação da PM "higienista". Dizem que ela atrapalha o trabalho dos agentes de saúde, que buscam criar vínculos com os usuários para encaminhá-los para tratamento.

A cracolândia é alvo de um projeto de mudança urbana que prevê a desapropriação e demolição de cerca de 30% da região da Santa Ifigênia.

Primeira Edição © 2011