Rádio Primeira Edição - Ouça agora!

notícias > Alagoas setas

Vaticano afasta definitivamente padres condenados por pedofilia

Igreja concluiu processo canônico e decidiu pelo afastamento definitivo

04/01/2012 10:17

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

Arquivo/Fran Ribeiro

O Vaticano decidiu afastar, definitivamente, os três clérigos alagoanos condenados por pedofilia. Os monsenhores Luiz Marques Barbosa, 84 anos, Raimundo Gomes, 50, e o padre Edílson Duarte, 43, não podem mais celebrar missa ou exercer quaisquer outras funções em nome da Igreja Católica.

O pároco da igreja de Santa Luzia, no município de Penedo, Daniel Nascimento, que foi licenciado pelo Vaticano para acompanhar o julgamento dos religiosos, informou ao Primeira Edição que não se pode dizer que eles foram expulsos, pois expulsão seria o mesmo que excomunhão. “A sentença foi encaminhada a Santa Sé. O Vaticano recebeu tudo, os vídeos, depoimentos. A Igreja, então, concluiu o processo canônico e decidiu afastá-los definitivamente do ministério sagrado. Eles não podem exercer em qualquer lugar. Não foram expulsos, pois expulsar é excomungar”, disse ele enfatizando que eles estão afastados de suas funções ministeriais desde março do ano passado.

Ainda de acordo com o padre Nascimento, os clérigos e o ex-coroinhas que os denunciaram, Fabiano da Silva, Cícero Flávio e Anderson Farias, receberam o comunicado oficial do Vaticano em suas residências. “As partes interessadas nessa sentença, os padres o os jovens, foram comunicados”.

O juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca, João Luiz de Azevedo Lessa, proferiu sua sentença no dia 19 de dezembro condenando o monsenhor Luiz Marques Barbosa a 21 anos de prisão; o outro monsenhor, Raimundo Gomes e o padre Edilson Duarte, foram condenados a 16 anos e quatro meses cada um. Além da pena, os três foram multados em um valor de R$1.800 cada.
 

* campos obrigatórios

  • Enviar »

@primeiraedicao seta

anterior proximo
  • João Julio da Silva

    Grêmio cede 1h de imagens de racismo e polícia passa a agir nesta segunda http://t.co/wsrl74mdv8 via @primeiraedicao

  • João Julio da Silva

    Estado deve fornecer cadeira de rodas para paciente com distrofia muscular http://t.co/r1K5d8bT4q via @primeiraedicao

  • João Julio da Silva

    WhatsApp no relógio? App ganha suporte ao Android Wear em nova atualização http://t.co/uaeorotwpK via @primeiraedicao

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Primeira Edição © 2011

Plus! Agência Digital