Estudante consegue na Justiça mudar nota de redação do Enem

04/01/2012 15:19

A- A+

Redação com G1

compartilhar:

O estudante de São Paulo, Michael Cerqueira de Oliveira,de 17 anos, conseguiu na Justiça a revisão de sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em outubro de 2011. O estudante teve a sua redação anulada na divulgação das notas do Enem no final de dezembro. Mas sua nota foi alterada depois que a escola Lourenço Catanho, onde estudou, protocolou um pedido judicial para ter acesso à prova. O ministério da Educação fez uma nova correção e a nota do estudante mudou de 0 para 880 pontos (o valor máximo é 1.000 pontos).

A assessoria de imprensa do MEC afirmou que a redação havia passado por três corretores, o que acontece somente se as notas de dois deles tiverem uma diferença de mais de 300 pontos. Segundo o MEC, no caso específico do estudante de São Paulo, não houve erro na correção da redação porque ela passou por três corretores.

No entanto, a assessoria de imprensa afirmou que não pode comentar detalhes sobre a prova e a razão pela qual ela foi anulada. O MEC afirmou que, após o pedido da Justiça, foi feita uma quarta correção da redação de Michael.

Uma redação é considerada "anulada", segundo o edital do Enem, se contiver "impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação”.

“Fui ver minhas notas esperando a nota correspondente ao esforço que tive durante o ano. Quando vi que a redação tinha sido anulada não acreditei naquilo", disse.

Além do Enem, o jovem visa conseguir uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o vestibulando também foi aprovado para a segunda fase em duas universidades e fará as provas em janeiro. Ele também espera o resultado do processo seletivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da segunda fase da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em todas as instituições, o candidato se inscreveu para cursar economia. "Quero focar minha carreira em administração pública", disse.

 

Primeira Edição © 2011