Corinthians 'tumultua' grandes negociações em 2012

Argentinos Carlos Tevez e Montillo foram procurados para reforçar o Corinthians em 2012

04/01/2012 05:23

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

A gestão do presidente Andrés Sanchez, que Roberto de Andrade irá encerrar em fevereiro, se caracterizou, entre outras coisas, pela necessidade de ser protagonista no mercado da bola, buscando sempre ter bom destaque na mídia. Com esta estratégia em mente, o Corinthians tem ‘tumultuado’ as grandes negociações, mas ainda não levou nenhuma delas em 2012.

As ‘bolas da vez’ são o meia Montillo e o atacante Tevez, dois argentinos que são objetos de desejo do Corinthians e de um sem número de clubes no Brasil e no exterior.

Com o cruzeirense, o Corinthians apostou em acertar tudo com ele e o seu empresário, Sérgio Irigoitia. O clube seduziu Montillo com altos salários e garantia de tratamento para o seu filho Santino, que passou por um problema sério de saúde, e aposta que na pressão que ele possa exercer no time mineiro para se transferir por 10 milhões de euros, valor que o clube se diz disposto a pagar (os celestes pedem cinco milhões a mais).

A estratégia corintiana deixou o Cruzeiro muito irritado, o que deve fazer com que a negociação não se concretize. O diretor de comunicação do clube mineiro, Guilherme Mendes, disse que o presidente Gilvan de Pinho Tavares nem quis escutar a proposta que o Corinthians fez levada pelo empresário de Montillo.

Com Tevez, a estratégia foi semelhante. Na janela de julho de 2011, o Corinthians apostou na vontade declarada do jogador argentino de deixar o Manchester City e usou parte das cotas de TV para fazer uma vultosa proposta de 40 milhões de euros para contratá-lo, oferta recusada pelo clube inglês.

Os dirigentes corintianos sabem que Tevez quer voltar para a América do Sul para ficar mais próximo da família. Neste cenário, o único rival seria o Boca Juniors (que revelou o jogador), mas o pensamento no Parque São Jorge é que os argentinos não teriam dinheiro para repatriá-lo.

Só que o Corinthians mudou de estratégia e agora diz querer Tevez por empréstimo, o que deve inviabilizar a negociação, já que o City deseja ter de volta pelo menos parte da quantia que gastou para contratá-lo (cerca de 84 milhões de reais). Os brasileiros têm na Inter de Milão e no PSG os principais rivais.

Se não fechar nem com Tevez, nem com Montillo, o Corinthians segue uma tendência que iniciou em 2011 de contratações mal-sucedidas de astros. Na ocasião, o clube paulista tentou os meias Seedorf (Milan), Ganso (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo). Andrés Sanchez já admitiu ter feito até proposta a Neymar durante a estadia da seleção brasileira na Argentina na última Copa América, mas a joia santista nem deu prosseguimento ao papo.

Se colecionou muitos insucessos no mercado da bola, Andrés pode se vangloriar de duas contratações na sua gestão que ganharam repercussão no mundo: os pentacampeões Ronaldo e Roberto Carlos.

Primeira Edição © 2011