Francisco Nascimento é FIFA e entra para história

04/01/2012 05:14

A- A+

Futebol Alagoano

compartilhar:

O árbitro Francisco Carlos do Nascimento conseguiu chegar ao objetivo máximo nos degraus da arbitragem e agora faz parte do seleto quadro de árbitros brasileiros que possuí o escudo Fifa. É o primeiro árbitro de Alagoas a assumir o posto.

A exemplo de Zagallo, Dida, Marta, Aloísio Chulapa, Adriano Gabiru, Souza, Flávio e outros alagoanos que se tornaram personalidades consagradas internacionalmente no mundo da bola. Alagoas volta a ganhar destaque mundial com a oficialização do alagoano Francisco Carlos Nascimento como o mais novo árbitro FIFA do país.

Chicão, como também é chamado por muitos, disse que a maior barreira a ser superada até atingir esse momento máximo na sua carreira profissional foi a do preconceito, por ser um Nordestino de Alagoas. Ele falou da alegria dessa grande vitória e a importância da família nessa conquista.

“A partir do momento que me tornei um árbitro profissional e entrei no quadro da CEAF-AL, senti que tinha qualidade e potencial para atingir um nível de peso dentro do cenário nacional da arbitragem. Mas, para que esse objetivo viesse a ser conquistado, além da aplicação, teria que ter também uma entrega e dedicação total a esse novo momento planejado para minha vida profissional. E foi nessa hora de escolha e decisão que o apoio familiar fez a diferença. Quero primeiramente agradecer a Deus e a minha família por ter acreditado em mim. E sinceramente a ficha ainda não caiu”, disse Francisco Carlos Nascimento.

Francisco Carlos está apto e de agora por diante poderá comandar jogos no Continente Sul-americano e em outros países, inclusive, na próxima Copa do Mundo. Nos últimos anos, o árbitro alagoano ganhou destaque no País pelo número de partidas, no qual, comandou na 1ª divisão do futebol nacional.

Agora o árbitro Francisco Carlos do Nascimento vai ocupar a vaga de Sálvio Spinola Fagundes Filho que anunciou a sua aposentadoria em novembro do ano passado. Na oportunidade Fagundes emitiu uma nota oficial e comunicou que não faria mais parte do quadro Fifa e que sua decisão havia sido tomada em conjunto com a família, pois entendia que já tinha conquistado todos os objetivos possíveis na profissão.

Como aspirante Fifa, Francisco Carlos foi avaliado por diversas vezes e teve que aprender a falar inglês e espanhol para conseguir alcançar o objetivo.

A informação está publicada no site da entidade que administra o futebol no mundo e agora o alagoano aguarda a CBF retornar do recesso, no dia 11 de janeiro, para confirmar o período que receberá o escudo FIFA.

Primeira Edição © 2011