Indústria britânica mostra estabilização apesar de fraqueza

03/01/2012 06:26

A- A+

Reuters

compartilhar:

O setor manufatureiro britânico superou expectativas em dezembro, mostrando sinais de estabilização após um declínio de dois meses, conforme as encomendas da China e da Alemanha aceleraram, segundo uma pesquisa. Ainda assim, o risco de outra recessão persiste.

O índice de gerentes de compras (PMI) calculado pelo Markit/CIPS subiu para 49,6, ante leitura revisada para cima de 47,7 em novembro, informou o Markit. O número ainda ficou abaixo da marca de 50, que sinaliza crescimento na atividade, mas apenas por pouco. O dado contrariou estimativas em pesquisa da Reuters, que apontavam queda a 47,4.

No quarto trimestre como um todo, o setor registrou sua pior performance desde o segundo trimestre de 2009, quando a Grã-Bretanha estava em profunda recessão, afirmou o economista do Markit Rob Dobson.

"Por isso, o setor manufatureiro vai ser um peso nos dados do PIB (Produto Interno Bruto) no quarto trimestre", disse.

Levantamento da Reuters no mês passado mostrou chance de outra recessão na Grã-Bretanha em 2012.

O Banco da Inglaterra, banco central do país, vê a economia estagnada até a metade do próximo ano, e alguns formuladores de política têm alertado que a economia pode cair em um ou dois trimestres, conforme a crise do euro pesa sobre a confiança do empresariado e consumidores cortam gastos.

Primeira Edição © 2011