Governador visita comunidades terapêuticas de Rio Largo e Palmeira dos Índios

Comitiva ligada ao Executivo vai conhecer “in loco” a rotina dos jovens acolhidos nas instituições

03/01/2012 15:16

A- A+

Ascom/Sepaz

compartilhar:

O secretário de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), Jardel Aderico, acompanhado do governador Teotônio Vilela Filho, do secretário de Defesa Social, Dário César, do secretário de Saúde, Alexandre Toledo e do deputado federal Givaldo Carimbão visitam, nesta quarta-feira (4), as comunidades acolhedoras de dependentes químicos de Rio Largo e Palmeira dos Índios. As instituições fazem parte do programa Acolhe Alagoas desenvolvido pela Sepaz.

O secretário Jardel Aderico disse que as autoridades vão conhecer “in loco” o trabalho desenvolvido pelas casas de acolhimento, bem como a rotina dos jovens, ouvir os depoimentos de familiares e visitar o hospital geral em Rio Largo destinado à desintoxicação dos dependentes químicos. “Em Rio Largo, vamos visitar a comunidade Sagrada Família. Já em Palmeira dos Índios a Divina Misericórdia. Cada uma dessas comunidades atende a 35 jovens a partir dos 18 anos de idade”, disse.

O projeto Acolhe Alagoas

Com o objetivo de interferir nos crescentes índices de violência, a Secretaria da Paz iniciou as atividades do Projeto Acolhe Alagoas, visando o fortalecimento de ações de inclusão e resgate social de pessoas com dependência química, que têm uma relação estreita com os índices de violência no Estado. O Projeto foi desenvolvido a partir da concepção de ser a dependência química um estilo de vida com danos sociais elevados e não somente o uso exagerado de determinada substância psicoativa.

O projeto tem como objetivo ainda levar o dependente a parar com o consumo de drogas e sair do local de risco social elevado, promovendo a sua reestruração física e social. Todo o projeto é consentido pelo usuário e pela família e tem como público alvo homens e mulheres em consumo ativo de drogas, a partir de 12 anos de idade, que tenham vulnerabilidade social e desejo de abstinência de drogas.

Metas para 2012 - Na ocasião, o governador vai anunciar medidas que vão beneficiar diretamente os jovens atendidos pelo Acolhe Alagoas. A exemplo da implantação das Unidades de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e a Companhia do Vale de São Francisco (Codevasf). A ideia é cria oportunidade para os acolhidos trabalharem no manejo de produção de alimentos saudáveis de forma ecologicamente correta.

As Unidades Produtivas, uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e Sepaz, são uma alternativa para os jovens praticarem atividades e aprender uma profissão. Cada comunidade escolheu, segundo suas características, as atividades que vão desenvolver. O Centro de Acesso à Tecnologia para a Inclusão Social (Catis) também beneficiará os jovens acolhidos.  

Primeira Edição © 2011