Coruripe prepara a única procissão marítima de Alagoas para homenagear o protetor dos pescadores

Homenagem a Bom Jesus dos Navegantes deve juntar milhares de devotos

03/01/2012 08:49

A- A+

Redação com divulgação

compartilhar:

Na próximo sexta-feira (6), os pescadores de Coruripe comemoram o dia de seu protetor, Bom Jesus dos Navegantes. Turistas e devotos vão participar da única procissão marítima de Alagoas. da procissão Nesta sexta-feira (6), devotos e turistas vão participar da procissão que acontece no Pontal de Coruripe.

Às 16h, várias embarcações cedidas como forma de homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, seguem até as proximidades da vizinha praia de Barreiras, retornando ao ponto de partida, onde a imagem do padroeiro desembarca e é seguida pela multidão pelas principais ruas do povoado.

À noite, uma show popular fará o encerramento das festividades. O evento conta com apoio da Prefeitura de Coruripe e da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos.

Tradição

Segundo o historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar.

Após o fato causado por obra da natureza, se iniciou a veneração ao padroeiro e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem solução.

Primeira Edição © 2011