"Estamos entrando em uma era de prosperidade", diz Dilma

No rádio, a presidente fez balanço de 2011 e apontou prioridades de 2012

02/01/2012 05:12

A- A+

R7

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff divulgou uma mensagem de fim de ano em seu programa de rádio semanal Café com a Presidenta, que foi ao ar nesta segunda-feira (2). O áudio inclui trechos de pronunciamento feito pela presidente.

Fazendo um balanço de 2011, Dilma disse que ainda não está satisfeita, mas que tem convicção de que o país pode avançar mais.

- Com planejamento e políticas acertadas, estamos conseguindo proteger a nossa economia, os nossos setores produtivos e, sobretudo, o emprego dos brasileiros. Estamos transformando um momento de crise em um momento de oportunidade e entrando em uma nova era, uma era de prosperidade.

Dilma disse que, no ano em que quase todos os países do mundo perderam empregos, o Brasil criou mais de dois milhões de novos postos de trabalho. Para a presidente, “2011 foi um ano de grande prova; e 2012 será mais um marco de consolidação do modelo brasileiro”.

- 2012 começará com menos tributos para as mais de 5 milhões de pequenas empresas que estão no Simples, e para os Microempreendedores Individuais. Estes empreendedores também vão ter crédito mais fácil e mais barato. Todos os brasileiros vão ter mais facilidades para comprar a casa própria. Até 2014 a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão investir mais de R$ 125 bilhões no Minha Casa, Minha Vida.

Segundo a presidente, em 2011 foram contratadas 341 mil novas moradias, entregues 400 mil moradias e outras 500 mil estão em obras. O governo reduziu também o IPI sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar, para baratear o custo destes produtos.

- Também renovamos a redução de tributos de caminhões, utilitários e máquinas agrícolas, para apoiar nossa agricultura. Com menos impostos e mais crédito a economia brasileira vai crescer mais.

Dilma destacou ações sociais de sua gestão, como o programa Brasil sem Miséria.
- Uma coisa, em especial, aumenta a minha alegria. É o fato de que, além de garantir a estabilidade econômica, o governo vai poder ampliar nossas políticas de apoio aos mais necessitados. Por exemplo: o Programa Brasil Sem Miséria, que já produziu grandes resultados, vai se consolidar plenamente em 2012. Também vamos poder consolidar programas que o governo federal criou recentemente. Já liberamos recursos para a construção de 1.500 creches e pré-escolas, e estamos na fase final de seleção de mais 1.500 novas creches para 2012. Na saúde, o Melhor em Casa vai continuar levando assistência médica, de qualidade, na própria casa de milhões de brasileiros. O S.O.S Emergência vai continuar melhorando o atendimento nos principais prontos-socorros do país. Com investimentos de R$ 4 bilhões, estamos implantando o programa Crack, é possível vencer, que vai dar assistência médica, social e pedagógica aos dependentes de droga e suas famílias; e vai também combater de forma vigorosa o narcotráfico e suas máfias. Por meio do Programa Viver Sem Limites, daremos um forte apoio aos 45 milhões de brasileiros que sofrem com alguma deficiência física ou psicológica. Na educação, o Pronatec vai continuar matriculando alunos em cursos técnicos em todo país. Até 2014, vamos preencher 8 milhões de vagas.

A presidente mandou uma mensagem de otimismo.

- Juntos, nós brasileiros, vamos continuar melhorando econômica, social e politicamente e reforçando nossos valores morais e éticos. Vamos continuar transformando o presente e construindo um belo futuro para nossos filhos e netos. 

Primeira Edição © 2011