Em cinco dias, mais de 9 mil estudantes já se pré-matricularam na rede pública estadual de ensino

As inscrições seguem até o dia 6. O processo deve ser feito pelo site da SEE

02/01/2012 13:56

A- A+

Redação

compartilhar:

Desde o último dia 28 de dezembro, quando teve início a pré-matrícula para alunos novos para a rede estadual de educação, até a manhã desta segunda-feira (2) 9.337 pessoas já haviam acessado o www.matriculaonline.al.gov.br. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Ainda segundo a SEE, do total registrado, 2.333 pré-matrículas foram para o Ensino Médio e 6.691 destinadas para o Ensino Fundamental. A meta da SEE, que era oferecer o serviço para 9 mil alunos novos até o dia 6 deste mês quando se encerra o prazo para a inscrição, já foi ultrapassada. “Das 6.691 pré-matrículas efetuadas no Ensino Fundamental, 3.452 são referentes ao 6º ano e, das 2.333 pessoas pré-inscritas no Ensino Médio, temos 1.791 delas no 1º ano. Até agora temos 313 pré-inscritos na Educação de Jovens e Adultos”, relata a diretora de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Maridalva Campos.

A diretora ressalta ainda que o critério de distribuição de vagas leva em consideração a Portaria nº. 1.211/2011, art. 16, divulgado pelo Diário Oficial do Estado (DOE), que considera o número máximo e o mínimo de alunos; o número de turmas concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental e dos concluintes do 3º ano do Ensino Médio. “Além disso, consideramos o número de desistentes ou reprovados e a capacidade de cada sala de aula”, diz.

Segundo Maridalva, as escolas encaminharão, esta semana, o número de vagas que será disponibilizado no sistema. “Este fato se dá em virtude do término da renovação das matrículas dos alunos que estavam nas escolas e a conclusão do ano letivo de 2011”, revela.

Passo a passo

Os alunos novatos poderão ser inscritos em uma das 108 escolas da rede pública estadual em Maceió. Após fazer a pré-matrícula online do filho, o pai ou responsável deverá retornar ao site www.matriculaonline.al.gov.br no período de 21 a 29 de janeiro. Munido de um protocolo de acesso – gerado no ato da pré-matrícula –, ele vai acessar o site para conferir em qual unidade o aluno vai estudar e o dia e hora agendados para a realização da matrícula definitiva.

Para quem não possuir computador em casa nem tiver acesso a uma lan house, a SEE disponibilizou pontos de apoio em 41 escolas. Nestas unidades, os pais ou responsáveis poderão realizar a inscrição do filho com a orientação de técnicos da secretaria.

A SEE também colocou à disposição telefones das quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Maceió para esclarecer as dúvidas dos pais. Informações adicionais podem ser encontradas no site da pré-matrícula ou pelo e-mail matriculaonline@educacao.al.gov.br.

A inscrição online será realizada apenas na capital. No interior, o processo de matrícula ocorre no formato tradicional e ocorre no período de período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. A estimativa da SEE é que a rede pública estadual receba 20 mil novos alunos para o ano letivo 2012, dos quais nove mil apenas em Maceió.
 

*com Agência Alagoas.

Primeira Edição © 2011