Preservação do Rio Tatuamunha e do meio ambiente de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras é o foco do 'Cidade Verde Rio Vivo'
Jessica Pacheco
O meio ambiente do litoral norte alagoano agora conta com novos ‘protetores’. Instituições ambientais, empresários locais e profissionais especialistas em diversas áreas se uniram em prol da conservação ambiental e formaram o ‘Movimento Cidade Verde Rio Vivo’. A ação visa a preservação do ‘santuário do Peixe-boi marinho’ e o desenvolvimento sustentável das cidades onde é realizado o Projeto - Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, e povoados circunvizinhos, localizadas no litoral norte de Alagoas.
A necessidade de proteger o meio ambiente para que ele não se torne inviável para à vida humana já está mais do que comprovado e por isso preservação ambiental vem conseguindo constantemente novos adeptos. No litoral norte de Alagoas, a falta de conscientização da população vem degradando constantemente as belezas naturais dos municípios, que, dessa forma, perdem em economia, em turismo, e principalmente em qualidade de vida. Foi pensando dessa forma, que as autoridades locais, empresários do trate turistíco e comercial e profissionais especialistas encabeçaram o Movimento Cidade Verde Rio Vivo pela preservação de suas comunidades.
Atualmente, o projeto desenvolve ações de educação ambiental para a população local; mutirões de limpeza de manguezais, rios e praias; já existe uma articulação com setores públicos pela melhoria do saneamento dessas cidades; e a mobilização da comunidade por um ambiente saudável.
O Movimento Cidade Verde Rio Vivo promove, entre os dias 12 a 16 de dezembro em São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e povoados circunvizinhos, uma semana inteira de eventos pela preservação ambiental das comunidades.
Além de palestras ambientais nas escolas municipais, o evento vai contar com apresentações artísticas, mutirões de limpezas nos manguezais do Povoado Lages e em Porto da Rua, exibições de filmes e um debate ambiental.
Participe!
Dia 12/12 (segunda): Ciclo de Palestras nas Escolas.
19h Abertura com exibição de filmes na Praça de Lages.
Apresentação artística com o grupo GREEN PEC.
Dia 13/12 (terça): 8h Mutirão de limpeza do manguezal no Povoado Lages, ponto de encontro: "Rio da Laje".
19h: Exibição de filmes no pátio da ARIBAMA..
PALESTRA: Doenças causadas pela água contaminada com o Dr. Edson.
Dia 14/12 (quarta): Ciclo de Palestras nas Escolas.
19h: Exibição de filmes no pátio do mercado público de Porto da Rua.
PALESTRA: Doenças causadas pela água contaminada com o Dr. Edson.
Dia 15/12 (quinta): 8h Mutirão de limpeza no manguezal em Porto da Rua, ponto de encontro na ponte.
19h: Exibição de filmes e debate no pátio do mercado público de Porto da Rua.
Dia 16/12 (sexta): Ciclo de Palestras em Escolas.
19h: Exibição de vídeos no “Redondo” de S. Miguel dos Milagres:
- Vídeo: “O lixo sai, a gente fica!” e debate com Ana Lúcia de Menezes do CEASB.
Encerramento com apresentações culturais.
*Com Divulgação
Primeira Edição © 2011
Plus! Agência Digital