seta

1 postagens no blog

É psicólogo com pós-graduação em Teoterapia Multifocal pela UNIFIL (Centro Universitário Filadelfia-PR) e pós-graduando em Terapia Cognitivo Comportamental pelo NTCBA (Núcleo de Terapia Cognitiva da Bahia).

Medo - O grande inimigo do homem

14/05/2012 09:06


Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. O medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo é um pensamento em sua mente e você tem medo dos seus próprios pensamentos.


Logo, o medo é o sentimento de ser intimidado ou levado a sentir-se inseguro a respeito de uma situação, emoção ou um objeto. É uma coisa pessoal: aquilo que assusta uma pessoa pode ser indiferente para outra.

Existem pessoas que têm tanto medo de espaços abertos que não saem de suas casas; e outras que ficam tão atônitas com seu próprio potencial que passam a vida inteira desanimadas e derrotadas. Algumas pessoas têm medo de pensar em pegar um ônibus para o trabalho; outras tremem diante da tarefa de organizar uma festa; e algumas pessoas têm tanto medo de baratas que nem podem olhar para elas.

Medos como esses são evitáveis até certo ponto; porém, uma vez que você esteja com medo de alguma coisa, é surpreendente a freqüência com a qual ela irá aparecer na sua vida. Qualquer que seja a forma do medo, não são o evento, a situação ou o objeto que constituem o verdadeiro problema: é a maneira pela qual nós o sentimos.

O medo se manifesta tanto física como emocionalmente em graus variados. As pessoas que experimentam uma quantidade gerenciável de medo conhecem alguns dos sintomas, mas irei abordar várias formas de medo clínico, como ansiedade e fobias; assim, quero esclarecer a diferença entre o sentimento passageiro de medo e a sensação contínua de terror.

Durante esta semana iremos abordar este tema buscando compreender ainda mais este inimigo de nossas vidas e como supera-lo.
 

seta

Primeira Edição © 2011