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Dia Mundial da Água - 22.03

20/03/2015 15:54

Consumo consciente e reuso da água exigem cuidados e atenção com a saúde
 
A crise no abastecimento de água, que afeta diversas cidades brasileiras, tem estimulado a reflexão sobre o uso racional da água e as diversas possibilidades de reaproveitar o líquido nas atividades domésticas. “Sem dúvida, as novas práticas contribuem para a preservação desse bem essencial à vida, mas é preciso ficar atento e aliar ao hábito do reuso cuidados com a qualidade dessa água, como e onde ela pode ser usada sem colocar a saúde em risco”, alerta o infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Artur Timerman. 
 
Veja as dicas que o CHEV preparou, com a ajuda do infectologista Artur Timerman, para você economizar, preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
 
Na cozinha
- A água do cozimento de um legume, como cenoura, pode ser reaproveitada para cozinhar outros vegetais como batatas ou beterraba e até ovos, por exemplo. Essa água também pode ser usada para o cozimento de macarrão ou até enriquecer o arroz; 
- A água da lavagem de legumes e verduras pode ser usada ainda para molhar plantas;
- Ensaboe toda a louça antes de enxaguá-la. A água desse enxágue pode ser armazenada para o uso em vasos sanitários.
 
No banheiro
- A água de chuveiros a gás demora a esquentar alguns minutos. Mas lembre-se de que essa água é limpa e pode ser usada para lavar roupas, louça e higiene pessoal. Atenção: o recipiente de armazenamento deve estar limpo;
- Use água das chuvas, da máquina de lavar roupas ou do enxágue da louça no vaso sanitário;
- Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Feche o chuveiro, enquanto se ensaboa;
- Aperte a descarga somente o tempo necessário.
- Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada.
 
Na lavanderia
- junte mais roupa antes de ligar a máquina de lavar;
- lave primeiro as roupas claras e reaproveite a última água da máquina (aquela com o amaciante) para lavar as roupas escuras. A água da máquina também pode servir para a limpeza e vaso sanitário;
- se estiver lavando a roupa à mão, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
 
No quintal e no jardim
- não use mangueira para regar as plantas, lavar a calçada ou o carro.
 
Lembre-se: O mosquito da dengue não perdoa!
- Além dos cuidados já conhecidos, todos os recipientes de armazenamento de água devem ser vedados. Até pequenas quantidades de água podem ser criadouros. A larva do mosquito também sobrevive em ambientes fechados e apartamentos;
- Higienize todos os recipientes antes de armazenar água;
- Se for armazenar água limpa, além a vedação para evitar os criadouros da dengue, use um copo de 200 ml de água sanitária para 20 litros de água. Mas saiba que essa água não deve ser ingerida.
 
 
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quarto ano consecutivo em 2014.
 
 
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20.03 Dia Mundial da Felicidade.

20/03/2015 14:25

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Internacional da Felicidade no dia 20 de Março com o objetivo de promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e a melhoria dos padrões de vida. Nada mais oportuno do que usar este dia para fazer uma reflexão do que é realmente necessário para ser feliz. De acordo com Sociedade Brasileira de Coaching, mais do que uma sensação passageira e efêmera, a felicidade torna as pessoas muito mais positivas, gerando ações mais criativas, generosas e construtivas.

A boa notícia é que é possível desenvolver comportamentos que, somados, ajudam a construir forças que impulsionam o ser humano ao seu patamar mais alto de realização pessoal. O psicólogo americano Martin Seligman criou a psicologia positiva, que foca exatamente em tudo aquilo que torna as pessoas saudáveis, felizes e produtivas. Seu conceito engloba, por exemplo, como sair de uma situação em que a pessoa se veja incapaz de se sentir plena e feliz. Para Seligman, o caminho é trabalhar as suas emoções positivas para elevar os campos do prazer, gratidão, força, virtude, significado e propósito.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e especialista em psicologia positiva, Flora Victoria, explica que algumas estratégias dão resultados imediatos, como a aplicação do conceito de “flourishing”. Palavra inglesa que remete a ‘florescimento’, o flourishing refere-se ao funcionamento positivo do ser humano, o que potencializa o seu bem-estar e felicidade. Ao participar de um processo de coaching com foco no desenvolvimento de emoções positivas, a pessoa pode encontrar o caminho para uma vida com mais prazer, engajamento e significado. De acordo com a especialista Flora Victoria, algumas ações podem ser colocadas em prática de forma imediata para elevar o seu estado de felicidade:

§  Gratidão: relacione coisas positivas que aconteceram com você nos últimos dias ou meses. É uma ótima forma de desenvolver o hábito de se sentir grato por todas as suas conquistas, bem como selar cada realização.

§  Apreciação: reserve tempo para focar no presente e saborear algo prazeroso do seu dia a dia, o que elevará o seu bem-estar de forma objetiva.

§  Otimismo: encare desafios com otimismo, focando na vitória e, principalmente, na superação dos obstáculos inerentes à vida. Com essa forma de agir você reduzirá a negatividade dos seus pensamentos.

§  Relacionamentos: pense em algo positivo, extremamente importante, que alguém fez para você, procure essa pessoa e agradeça-lhe. No primeiro tópico, a gratidão é voltada para si mesmo, nesse tópico a força de gratidão é desenvolvida para a sua relação com o próximo.

 §  Renovação: faça uma lista focando o lado positivo dos seus desafios ou o que você aprendeu com situações críticas, isso ajuda a realizar uma verdadeira faxina mental libertando-se dos ressentimentos, frustações e emoções negativas vividas. Em um segundo momento, relacione todos os sentimentos positivos, realizações e novas oportunidades, renovando o padrão psicológico e fortalecendo as suas perspectivas.

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Primeira Edição © 2011