CESMAC inaugura Galeria Externa com Tributo à Inteligência Alagoana

29/03/2019 09:32

A- A+

Ascom Cesmac

compartilhar:

Com o objetivo de intensificar a valorização da intelectualidade alagoana, o Centro Universitário CESMAC inaugurou, nessa quinta feira, 28, a Galeria Externa Tributo à Inteligência Alagoana. A solenidade aconteceu na Biblioteca Central e a pinturas ficam na Rua: Da Harmonia, na parede lateral do Campus I – Prof. Eduardo Almeida

A iniciativa faz parte do Projeto Intervenções Urbanas no Polígono CESMAC, coordenado pelas professoras Carol Gusmão e Morgana Medeiros. As pinturas foram feitas pelo artista alagoano Suel Cordeiro Damasceno, com a participação dos alunos da Instituição. O trabalho feito com grafite, configura-se em uma Exposição ao ar livre.

O tributo homenageia In Memoriam os seguintes expoentes alagoanos: escritor e pedagogo Élcio de Gusmão Verçosa – representado pela viúva Ivanilda Verçosa e a filha Catarina Verçosa; jornalista Audálio Dantas; jornalista e teatrólogo Romeu de Avelar; matemático Manfredo Perdigão do Carmo; atriz Linda Mascarenhas – representada pelo presidente da Associação Teatral das Alagoas – ATA - Ronaldo de Andrade, flautista membro do movimento armorial Egildo Vieira do Nascimento – representado pela viúva Dona Nenên e ainda pela Secretária de Estado da Cultura Melina Freitas, pela Secretária Executiva de Cultura de Alagoas - Rosiane Rodrigues, pelo Desembargador Washington Luiz e pelo Deputado Estadual Inácio Loiola (todos do município de Piranhas,  cidade natal de Egildo); e ainda o filósofo, poeta e jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.

Também foram homenageados, a pianista Selma Teixeira Brito, o sociólogo Luiz Sávio de Almeida, o economista e professor Cícero Péricles, o professor e intelectual Dirceu Lindoso e ainda o historiador Moacir Medeiros de Santana, representado pela filha Ana Roberta Santana.

Após os pronunciamentos, houve o descerramento da placa de inauguração e a visitação à Galeria Externa com os homenageados, familiares e convidados.

Continuidade do Projeto

O Projeto Intervenções Urbanas no Polígono CESMAC também está com a Campanha Traga sua História, que consiste em registrar as histórias de vida gravadas em azulejo na Instituição. O início foi dado também na manhã de hoje, com a colocação das primeiras narrativas. A ideia é deixar literalmente marcado nas paredes da IES as trajetórias de vidas que fazem parte da formação do CESMAC com professores, alunos e colaborares.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011